Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1997
Autor(es): Fontella, Bruna Morais
Título: O uso da história em quadrinho Dom Casmurro para o ensino de literatura na escola
Palavras-chave: História em quadrinho;Dom Casmurro;Ensino de literatura
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: FONTELLA, B. M. O uso da história em quadrinho Dom Casmurro para o ensino de literatura na escola. 2020. 19 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Letras - Português) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1997. Acesso em: 11 ago. 2021.
Resumo: Este projeto foi pensado com o objetivo de desenvolver uma forma de tornar o ensino de literatura mais atraente para os estudantes do Ensino Médio. Assim, escolhemos o romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, sob forma de História em Quadrinhos (HQ) para o ensino de literatura e para a prática de leitura e produção textual. A escolha da HQ deve-se ao fato de estar mais presente no cotidiano de vários estudantes, tornando assim a leitura mais atraente por conta do gênero e da linguagem mais acessível. Trata-se de um trabalho de caráter bibliográfico com uma proposta de projeto de ensino de literatura para o Ensino Médio. Esse projeto não só contempla a produção textual escrita, mas também a do gênero meme, para os quais espera-se alcançar uma das muitas habilidades propostas na BNCC. Além dos documentos do Ministério da Educação, servirão como suporte teórico as publicações de Todorov (2009), Rochou (2010), Maciel (2016) e Zafalon (2020).
Orientador(es): Rosa, Lúcia Regina Lucas da
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Letras - Português)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bmfontella.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access972,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.