Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2062
Autor(es): Visbisque, Ana Lia Rodrigues da Silva
Título: Açafrão da Índia (curcumina) e saúde humana: impacto quimiopreventivo do câncer?
Palavras-chave: Curcumina;Anticarcinogênico;Quimiopreventivo;Curcuminoides;Rótulos de Suplementos
Data do documento: 2014
Editor: Universidade La Salle
Citação: VISBISQUE, A. L. R. S. Açafrão da Índia (curcumina) e saúde humana: impacto quimiopreventivo do câncer?. 2014. 13 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2062. Acesso em: 01 set. 2021.
Resumo: Há muito tempo acredita-se que o consumo de frutas e hortaliças auxilie na prevenção de doenças. A Nutrição Funcional viabiliza técnicas dietéticas que permitem preparar alimentos com foco na melhoria da qualidade de vida e longevidade. Neste sentido, destaca-se o açafrão da Índia (Curcuma Longa L.), pertencente à família Zingiberaceae, classificada como planta condimentar, usada como corante de alimentos e, também, como medicamento e amplamente cultivada em regiões tropicais, principalmente na Ásia. O presente estudo busca investigar as alegações de propriedades funcionais e quimiopreventivas do câncer através da ingestão de curcumina, obtida do açafrão da índia ou cúrcuma, analisando e comparando se os suplementos alimentares contendo curcumina estão de acordo com as legislações vigentes, assegurando a saúde do consumidor. Trata-se de um estudo observacional comparativo, onde foram coletados vinte três (23) rótulos de diversos suplementos contendo curcumina. Os dados foram coletados através de sites especializados das empresas, bem como catálogos fornecidos pelos mesmos, entre os meses de março até agosto de 2014. A importância da curcumina para a saúde humana e nutrição impulsionou uma série de estudos nesse sentido, especialmente como quimiopreventivo do câncer. Sendo assim, a presença de diferentes e inúmeros compostos químicos nos alimentos justifica o interesse e a necessidade de se avaliar a inocuidade dos aditivos, bem como de regulamentar seu uso. Ainda existem contradições em relação aos efeitos da curcumina no câncer, especialmente quanto à dosagem e tempo de administração. Neste sentido, o potencial quimiopreventivo, antimutagênico e anticarcinogênico do açafrão merece atenção especial dos profissionais de saúde e, ao mesmo tempo, atenção especial dos órgãos fiscalizadores no Brasil.
Orientador(es): Peralta, Joelso dos Santos
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a l r s visbisque.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access206,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.