Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2069
Autor(es): Del Sant, Camila Ramos
Título: Hábitos alimentares e o consumo de alimentos ricos em vitaminas antioxidantes por mulheres em tratamento estético de uma clínica da cidade de Canoas, RS
Palavras-chave: Envelhecimento Cutâneo;Alimentação Saudável;Vitaminas Antioxidantes;Procedimentos Estéticos
Data do documento: 2017
Editor: Universidade La Salle
Citação: SANT, C. R. D. Hábitos alimentares e o consumo de alimentos ricos em vitaminas antioxidantes por mulheres em tratamento estético de uma clínica da cidade de Canoas, RS. 2017. 14 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2069. Acesso em: 02 set. 2021.
Resumo: Atualmente a população feminina está cada vez mais cautelosa quando se trata de cuidados com o corpo, aliando diversos procedimentos estéticos a uma mudança nos hábitos alimentares. Uma alimentação equilibrada deve conter diversos nutrientes, inclusive substâncias antioxidantes, que atuam prevenindo danos celulares e teciduais, combatendo os radicais livres. Este estudo teve como objetivo avaliar os hábitos alimentares e o consumo de alimentos ricos em vitaminas antioxidantes de mulheres em procedimentos estéticos para o tratamento do envelhecimento da pele. Foram entrevistadas 41 pessoas em uma clínica estética da cidade de Canoas, RS. Os hábitos alimentares foram avaliados através do questionário “Como está sua alimentação?” e os alimentos ricos em vitaminas antioxidantes através de uma tabela que avaliava a frequência do seu consumo. A maior parte da amostra estudada consumia uma quantidade inadequada de frutas (14,6%), verduras e legumes (48,8%). Também apresentaram inadequação no consumo os grupos de leites e derivados, líquidos e cereais. Já o consumo de alimentos ricos em vitaminas antioxidantes foi satisfatório em todos os nutrientes avaliados, como a vitamina A (68,3%), betacaroteno (63,4%), vitamina C (56,1%) e vitamina E (68,3%). A maior parte da amostra conhece a teoria sobre práticas saudáveis, mas não exercem a mesma em sua rotina, que demonstrou diversos hábitos alimentares inadequados, o que reforça a necessidade de orientação e educação nutricional, visando à melhora dos resultados dos procedimentos e consequentemente, da saúde de todas.
Orientador(es): Franco, Carmem Kieling
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
c r d sant.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access422,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.