Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2086
Authors: Trombini, Darlene Vidal
Title: Análise dos instrumentos de controle de produção em uma unidade de alimentação hospitalar do estado do Rio Grande do Sul
Keywords: Equipamentos;Controle dos Processos;Qualidade
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade La Salle
Citation: TROMBINI, D. V. Análise dos instrumentos de controle de produção em uma unidade de alimentação hospitalar do estado do Rio Grande do Sul. 2016. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2086. Acesso em: 02 set. 2021.
Abstract: Os alimentos contaminados são uma importante via de infecção hospitalar, cujas principais causas de contaminação são condições higiênico – sanitárias inadequadas. Diante desse contexto o objetivo do presente trabalho, portanto, é observar os registros de controle dos processos de uma unidade de alimentação e nutrição hospitalar do Rio Grande do Sul. A adequação ás Boas Práticas foi avaliada utilizando como critério as temperaturas das Boas Práticas para o serviço de Alimentação da Portaria n°. 78/2009 – RS. Os registros analisados serão: planilhas de monitoramento de temperatura na distribuição das refeições, planilha de controle de apresentação de manipuladores, planilha de métodos de lavagem e desinfecção de frutas, planilhas de temperatura dos equipamentos, tais como: geladeira, freezer, câmara fria e estufas. Trata-se de um estudo observacional do tipo transversal quantitativo, onde foram analisados os instrumentos que são importantes para garantir a qualidade, promover mudanças nas rotinas inadequadas e prevenir a ocorrência de surtos e de gastroenterites. Conclui-se que, de acordo com os relatos dos manipuladores a não adequação está relacionada á deficiência de funcionários e a falta de cobrança da supervisão técnica.
metadata.dc.contributor.advisor: Koglin, Gabriela
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d v trombini.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access483,66 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.