Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2092
Autor(es): Rodrigues, Fernanda Soares
Título: A efetividade de ação educativa nutricional sobre os hábitos alimentares de escolares e comensais em um restaurante de uma escola privada
Palavras-chave: Educação Nutricional;Hábito Alimentar;Escolares
Data do documento: 2016
Editor: Universidade La Salle
Citação: RODRIGUES, F. S. A efetividade de ação educativa nutricional sobre os hábitos alimentares de escolares e comensais em um restaurante de uma escola privada. 2016. 10 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2016. Disponível em: ---. Acesso em: 02 set. 2021.
Resumo: Educação nutricional é caracterizada como um conjunto de atvidades de comunicação que visam melhorar o consumo de alimentos, tendo como finalidade a melhoria do estado nutricional da população. Objetivo: Avaliar a influência da ação educativa nutricional sobre os hábitos alimentares dos escolares e comensais em uma escola privada. Métodos: Foi realizado um estudo quase experimental do tipo antes e depois, de caráter quantitativo com alunos da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e comensais de um restaurante de uma escola privada do município de Canoas (RS). Para a coleta de dados foram pesadas as frutas e hortaliças servidas e consumidas no buffet antes e após a ação educativa nutricional. Resultados: Identificou-se um aumento do consumo de frutas e hortaliças de 5,76% após realização de ação educativa nutricional. Houve uma redução de 26,8% no resto desses alimentos. Nos vegetais do tipo A e frutas, observou se um aumento no consumo de 11,5% e 4,8%, respectivamente, e uma redução de 8% nos vegetais do tipo B. Conclusão: O resultado positivo da ação educativa nutricional mostrou-se evidente no presente estudo, demonstrando um aumento no consumo de frutas e hortaliças.
Orientador(es): Franco, Carmem Kieling
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
f s rodrigues.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access423,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.