Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2093
Autor(es): Silva, Franciéle Gomes da
Título: Análise do consumo alimentar em indivíduos com síndrome de Down da região metropolitana de Porto Alegre
Palavras-chave: Hábitos Alimentares;Síndrome de Down;Consumo Alimentar
Data do documento: 2016
Editor: Universidade La Salle
Citação: SILVA, F. G. Análise do consumo alimentar em indivíduos com síndrome de Down da região metropolitana de Porto Alegre. 2016. 14 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2093. Acesso em: 02 set. 2021.
Resumo: A síndrome de Down (SD), também conhecida como trissomia do cromossomo 21 é uma das principais causas de deficiência intelectual da população. Possuem características como protusão lingual, dificuldade de mastigação, diminuição da saliva e constipação, ainda apresentam uma grande prevalência de sobrepeso e obesidade. Objetivos: avaliar o consumo alimentar de alimentos industrializados, gorduras saturadas e trans através de questionário de frequência alimentar (QFA) em pessoas com síndrome de Down. Métodos: Foi realizado um estudo transversal, de caráter qualiquantitativo, com indivíduos portadores de SD, de ambos os sexos, de 0 a 52 anos que frequentam as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) de três cidades da região metropolitana de Porto Alegre. Os dados foram coletados através de um QFA elaborado pelas autoras e respondido pelos responsáveis. As análises foram processadas usando o programa estatístico SPSS versão 21.0. Resultados: Foram entrevistados 33 indivíduos, sendo que 57,6% do total da amostra encontrava-se na faixa etária da primeira infância, dos zero aos 10 anos. O leite integral, sucos industrializados e frios e embutidos foram os alimentos com maior porcentagem de consumo diário. O consumo de refrigerantes é de 42,4% entre uma e duas vezes por semana e 54,5% consomem carne de gado de três a quatro vezes por semana. Mais de 20% dos participantes relataram o consumo de frituras como frango frito e polenta ou aipim frito e ovo frito de uma a duas vezes na semana. Considerações finais: O consumo dos alimentos estudados é presente nessa população, podendo trazer prejuízos para a saúde dos mesmos.
Orientador(es): Miraglia, Fernanda
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
f g silva.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Acess229,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.