Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2095
Autor(es): Castro, Gisele de
Título: Aspectos nutricionais no primeiro ano de vida: da amamentação a alimentação complementar
Palavras-chave: Alimentação Adequada;Amamentação;Alimentação Complementar
Data do documento: 2011
Editor: Universidade La Salle
Citação: CASTRO, G. Aspectos nutricionais no primeiro ano de vida: da amamentação a alimentação complementar. 2011. 60 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2095. Acesso em: 02 set. 2021.
Resumo: O leite materno é de fundamental importância para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida. É um alimento completo, que fornece inclusive água, como fatores de proteção contra infecções comuns da infância, isento de contaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança, após esse período é necessária a introdução de novos alimentos, os chamados de alimentos complementares, pois é quando o leite materno já não supre as necessidades nutricionais do lactente. Este trabalho tem por objetivo, descrever a importância dos aspectos nutricionais da alimentação no primeiro ano de vida. Para a elaboração da pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica sendo a busca realizada em referências publicadas nas quatro últimas décadas, utilizando-se as bases de dados Lilacs, Pub Med, Scielo e Google Acadêmico, sites de organismos nacionais de 2000 a 2010 e também em livros, teses e dissertações. Verificou-se que uma alimentação adequada no 1° ano de vida é fundamental para o ótimo crescimento e desenvolvimento da criança e, portanto, torna-se um componente essencial para a segurança alimentar e nutricional da população e de seu desenvolvimento enquanto nação.
Orientador(es): Muttoni , Sandra Maria Pazzini,
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
g castro.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access431,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.