Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2098
Authors: Macedo, Karine Nunes
Title: A avaliação do enfermeiro versus a aplicabilidade do Protocolo de Triagem Manchester a pacientes com queixa de cefaleia
Keywords: Cefaleia;Protocolo de Manchester;Emergência;Acolhimento;Enfermagem
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade La Salle
Citation: MACEDO, K. N. A avaliação do enfermeiro versus a aplicabilidade do Protocolo de Triagem Manchester a pacientes com queixa de cefaleia. 2018. Trabalho de Conclusão (graduação em Enfermagem) - Universidade La Salle, Canoas, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2098. Acesso em: 03 set. 2021.
Abstract: o objetivo do presente estudo é comparar as técnicas de avaliação e raciocínio clinico de enfermagem junto ao paciente acometido por cefaleia versus a aplicabilidade do fluxograma do Protocolo de Triagem Manchester. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa de literatura, abarcando artigos no período de 2004 a 2018, os quais foram organizados em três dimensões conforme os objetivos específicos. Dentro da descrição fisiopatológica das cefaleias, a literatura aponta para uma diversidade de causas e tipologia, que deveria direcionar a avaliação inicial, dentro de um protocolo. Porém, o que parece, é que o PTM direciona a avaliação inicial de pacientes com queixas que enquadram-se no fluxograma de Cefaleia, como uma situação sintomatológica apenas e não como um problema de saúde final, o que pode induzir a falha no processo de identificação de necessidade, bem como a definição de prioridade de atendimento. A literatura aponta uma diversidade de tipos de cefaleia, as quais não são contempladas pelo PTM, sendo a definição de discriminadores direcionadas por informações subjetivas, tolhendo aplicabilidade técnica do Enfermeiro em ampliar a coleta de informações, que proporcionariam um apontamento mais detalhado das causas e, consequentemente, uma avaliação mais acurada de pacientes acometidos por cefaleia.
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Fabiano Silva da
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso (Enfermagem)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
knmacedo.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access25,77 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.