Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2099
Autor(es): Rodrigues, Luciane dos Santos
Título: Dificuldades encontradas pelas mulheres na adesão ao Papanicolau
Palavras-chave: Câncer de Colo Uterino;Exame Papanicolau;Mulheres;Prevenção
Data do documento: 2018
Editor: Universidade La Salle
Citação: RODRIGUES, L. S. Dificuldades encontradas pelas mulheres na adesão ao Papanicolau. 2018. Trabalho de Conclusão (graduação em Enfermagem) - Universidade La Salle, Canoas, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2099. Acesso em: 03 set. 2021.
Resumo: Trata-se de uma revisao de literatura com abordagem qualitativa sobre as dificuldades encontradas pelas mulheres na adesão ao papanicolau cujo os objetivos são: Apontar sobre as dificuldades das mulheres na adesão ao Papanicolau quando relacionadas às condutas e capacitação dos profissionais de saúde, descrever as dificuldades das mulheres na adesão ao Papanicolau quando relacionadas à organização dos serviços de saúde, Relacionar as dificuldades pessoais das mulheres quanto à adesão ao Papanicolau. Foram selecionados artigos em português, nas bases dados LlLACS e BDENF entre os anos de 2014 a 2018 que respondessem aos objetivos. A análise seguiu a proposta temática de Deslandes, Minayo e Gomes (2013) contemplando as seguintes categorias: Dificuldades com os profissionais, dificuldades relacionadas ao sistema de saúde, medo, vergonha e desinformação. Os autores constataram que a revisão de literatura propiciou um levantamento das dificuldades enfrentadas pelas mulheres na realização do Papanicolau, mostrando que quase todas as situações podem ser contornáveis, pois, na maioria dos casos, dependem mais do interesse e dedicação por parte dos profissionais do que de ações governamentais. A partir desse conhecimento, é possível traçar um plano de trabalho que valorize mais a qualidade da assistência do que a quantidade de procedimentos, com ênfase na escuta e na humanização do cuidado, de modo a contribuir para que menos mulheres morram devido ao câncer de colo uterino.
Orientador(es): Kruno, Rosimery Barão
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Enfermagem)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lsrodrigues.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access18.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.