Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2118
Authors: Marques, Juliano
Title: Análise da rotulagem de produtos contendo frutooligossacarídeos (FOS) e sua relação com a saúde intestinal de esportistas e atletas
Keywords: Fibras Alimentares;Frutooligossacarídeos;Mitocôndrias;Microbiota Intestinal;Atletas
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade La Salle
Citation: MARQUES, J. Análise da rotulagem de produtos contendo frutooligossacarídeos (FOS) e sua relação com a saúde intestinal de esportistas e atletas. 2018. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2118. Acesso em: 03 set. 2021.
Abstract: Os suplementos alimentares, cujos ingredientes contém fibras alimentares ou dietéticas, se tornaram bem populares após as divulgações sobre seus benefícios sobre o trânsito intestinal, controle da glicemia e colesterolemia. As fibras são carboidratos não digeríveis presentes nos alimentos de origem vegetal. Do ponto de vista fisiológico, as fibras são polissacarídeos estruturais (celulose, hemicelulose e pectina) e não estruturais (gomas e mucilagens). Entretanto, do ponto de vista prático e nutricional, as fibras podem ser solúveis (goma, pectina e betaglucanas) e insolúveis (ligninas, mucilagens, celulose e algumas hemiceluloses). Todavia, o conceito de fibras alimentares foi ampliado para incluir inulina, frutooligossacarídeos (FOS) e amido resistente. Estudos mostram existir uma conexão entre microbiota intestinal e mitocôndrias, as quais estão envolvidas com a geração de energia durante o esforço físico. Com base nisso, o objetivo do presente trabalho foi analisar os rótulos de inúmeros suplementos contendo fibras alimentares, especialmente frutooligossacarídeos (FOS). Em seguida, estabelecer uma revisão da literatura sobre os benefícios das FOS no exercício e no esporte, bem como elucidar a conexão microbiotamitocôndria. Nossos resultados mostram que FOS possuem um importante papel na saúde intestinal de esportistas e atletas, onde sua administração parece reduzir a fadiga mitocondrial, otimizando a conexão microbiota-mitocôndria e, com isso, maximizando o desempenho atlético.
metadata.dc.contributor.advisor: Peralta, Joelso dos Santos
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
j marques.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access308.27 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.