Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2123
Autor(es): Oliveira, Maiara Silva De
Título: Ação do hormônio grelina na forma acilada e seu efeito cardioprotetor em atletas submetidos ao exercício físico
Palavras-chave: Grelina;Proteção Cardiovascular;Exercício Físico Aeróbio
Data do documento: 2011
Editor: Universidade La Salle
Citação: OLIVEIRA, M. S. Ação do hormônio grelina na forma acilada e seu efeito cardioprotetor em atletas submetidos ao exercício físico. 2011. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2123. Acesso em: 03 set. 2021.
Resumo: Nos últimos 10 anos, elementos envolvidos com cardioproteção em atletas têm sido estudados mais detalhadamente, a grelina é um deles. O nome deste hormônio peptídico se origina do prefixo Ghre, que significa growth hormone release onde observamos primeira função à estimulação da secreção de GH que ocorre através da ativação do receptor secretagogo do hormônio de crescimento-1a (GHS-R1) no sistema nervoso central (SNC). Estes receptores estão presentes também em outras áreas como tecidos cardíacos. Estudos mostram que o hormônio grelina exerce atividades benéficas pela ligação em cardiomiócitos, entre suas funções está o aumento da biodisponibilidade de óxido nítrico (NO) com a melhora na disfunção endotelial e normaliza a alteração de endotelina 1 (ET-1) na vasculatura. Sabemos que o exercício físico caracteriza-se por uma situação que retira o organismo de sua homeostase, pois implica no aumento instantâneo da demanda energética da musculatura exercitada e, conseqüentemente, do organismo como um todo. Assim, para suprir a nova demanda metabólica, várias adaptações fisiológicas são necessárias e, dentre elas, as referentes à função cardiovascular durante o exercício físico. Consequentemente o exercício regular produz efeitos no grau de aterosclerose coronária, redução de fibrinogênio, inibidor de ativador do plasminogênio e efeitos antitrombóticos. Neste trabalho apresentaremos a grelina na sua forma acilada e sua inter relação com a proteção do tecido cardiovascular no exercício físico predominantemente aeróbio onde parece haver resultados mais efetivos.
Orientador(es): Peralta, Joelso Santos
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
m s oliveira.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access394.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.