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http://hdl.handle.net/11690/2299
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Raquel Amélia | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-12T16:48:24Z | - |
dc.date.available | 2021-11-12T16:48:24Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, R. A. Processo de alfabetização e defasagem escolar: estudo de caso em escola da rede municipal de Canoas. 2021. 176 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2299. Acesso em: 12 nov. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2299 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação, orientou-se pela metodologia estudo de caso, de natureza qualitativa e dialética com o propósito de dialogar com as teorias de aprendizagem e de alfabetização e a prática pedagógica com crianças em defasagem escolar, no 3° ano do Ensino Fundamental, em escola da rede municipal de Canoas, Rio Grande do Sul. Esse diálogo foi tensionado pela problemática: Quais relações os estudantes em processo de alfabetização, em defasagem escolar, estabelecem com a língua escrita na escola e nas demais vivências sociais cotidianas? Tendo como objetivo, Identificar aspectos nos processos de alfabetização de estudantes, em defasagem escolar, que indiquem as relações destes com a língua escrita ensinada na escola e nas demais vivências sociais, com vistas na superação das dificuldades. Assim, o estudo vinculou-se à linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, sob a perspectiva dos principais conceitos elaborados por Vigotskii1 (1991, 2001, 2009; 2010), articulados com a Psicogênese da Língua Escrita de Ferreiro e Teberosky (1999), Ferreiro (2001, 2005; 2017), os aspectos linguísticos propostos por Cagliari (2009) e a relação entre o saber e a mobilização da atividade intelectual, discutidas por Charlot (2014, 2005, 2006). A análise de dados resultou em reflexões sobre processos de alfabetização de crianças em defasagem escolar, a partir de tensionamentos entre saberes destes estudantes e escrita escolar, apontando aspectos potencializadores do processo em interações com escritas contextuais e textos literários, vislumbrando possibilidades de aproximação entre interpretações infantis sobre a língua, ensino sistematizados e os provenientes da realidade social como: nomes, placas, bilhetes, convites, cartazes, encartes, rótulos, embalagens. Assim, propomos o diálogo entre os conhecimentos como forma de contribuir com a mobilização da atividade intelectual do estudante e de legitimá-lo no mundo da cultura escrita. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Atividade Intelectual | pt_BR |
dc.subject | Defasagem Escolar | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.title | Processo de alfabetização e defasagem escolar: estudo de caso em escola da rede municipal de Canoas. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Backes, Luciana | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas, RS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em educação | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Ratto, Cleber Gibbon | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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