Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2309
Autor(es): Silveira, Marcelo Luis Heriques
Título: Pai Paulinho de Odé: a construção identitária do líder religioso e homem público através de narrativas memoriais
Palavras-chave: Narrativas da memória;Memória;Terreiro;Candomblé
Data do documento: 2021
Editor: Unilasalle
Citação: SILVEIRA, M. L. H. Pai Paulinho de Odé: a construção identitária do líder religioso e homem público através de narrativas memoriais. 2021. 150 f. Relatório (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2309. Acesso em: 22 nov. 2021.
Resumo: Este relatório final de pesquisa tem como finalidade expor as atividades desenvolvidas durante o Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle, Canoas, RS. Nele constam todo o material coletado que embasou a presente pesquisa, assim como os textos produzidos que refletem a natureza teórica a que se propõem. O objeto empírico ao qual este estudo se dedica refere-se a Pai Paulinho de Odé, dirigente espiritual e homem público residente na cidade de Canoas – RS. Foram feitas entrevistas para então compreender como Pai Paulinho de Odé constrói sua identidade a partir de suas memórias, buscando também uma possível relação com seu Orixá Odé. Conclui-se, a partir desta pesquisa, a importância das características sociais e narrativas da memória na construção identitária de Pai Paulinho de Odé. Percebemos também, durante o percurso dedicado à investigação, a influência tanto das divindades quanto das entidades que o dirigente confere devoção, na forma como ele se apresenta social e religiosamente. Ressaltamos, também, a importância de promover estudos em Memória Social que venham a contribuir para o resgate e manutenção da cultura e das tradições relativas à religiosidade afro-brasileira, em especial no município de Canoas.
Orientador(es): Isaia, Artur Cesar
Coorientador(es): Bernd, Zilá
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mlhsilveira.pdfOpen Access4,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.