Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2333
Autor(es): Neves, Fabiana Moreno das
Título: Aprendizagem de matemática por meio de metodologias diversificadas nos anos finais do ensino fundamental: concepções discentes
Palavras-chave: Aprendizagem significativa;Ensino de Matemática;Metodologias diversificadas
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: NEVES, F. M. Aprendizagem de matemática por meio de metodologias diversificadas nos anos finais do ensino fundamental: concepções discentes. 2021. 105 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2333. Acesso em: 05 jan. 2022.
Resumo: O tema da pesquisa é sobre a aprendizagem da Matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio de metodologias diversificadas e as concepções discentes. A esse respeito temos o objetivo de analisar os efeitos da adoção de metodologias de ensino diversificadas para a aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos no 1º trimestre do componente curricular Matemática, segundo a concepção dos estudantes de uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental, no ano de 2021. Tal análise foi feita com 28 alunos de uma escola da rede privada de Porto Alegre - RS. Dessa forma, o problema de pesquisa que se persegue nesta investigação advém da seguinte questão: Quais os efeitos da adoção de metodologias de ensino diversificadas para a aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos (no 1º trimestre) no componente curricular Matemática, segundo a concepção dos estudantes de uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental, no ano de 2021? A metodologia tem cunho exploratório com uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Como embasamento teórico para compreender a aplicação dessa metodologia, nos apoiamos em estudos regidos por autores como Gil (2008); D’Ambrosio (2012); Kauark, Manhães e Medeiros (2010) e Yin (2001). Os principais autores visitados guiam o aprofundamento sobre os tópicos que abordamos com respeito à História da Matemática; Aprendizagem significativa; Educação Matemática; A prática pedagógica do professor de Matemática foram Ausubel (1968; 1969), bem como Moreira e Masini (2010) e D’Ambrosio (2012), entre outros. A coleta dos dados empíricos deu-se por meio da aplicação de um questionário anônimo, aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola privada na região metropolitana de Porto Alegre. Para a análise, seguimos as orientações de Bardin (2016), identificando as categorias: Importância da Matemática no Cotidiano; Metodologias Diversificadas e Resolução de Problemas. Como resultados da pesquisa podemos considerar que o uso de metodologias diversificadas na prática pedagógica faz com que os alunos tenham maior facilidade de compreensão nos diferentes conceitos. Assim, possibilita as relações com vivências anteriores e o aprimoramento de suas percepções.
Orientador(es): Jung, Hildegard Susana
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fnneves.pdfOpen Access1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.