Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2333
Authors: Neves, Fabiana Moreno das
Title: Aprendizagem de matemática por meio de metodologias diversificadas nos anos finais do ensino fundamental: concepções discentes
Keywords: Aprendizagem significativa;Ensino de Matemática;Metodologias diversificadas
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade La Salle
Citation: NEVES, F. M. Aprendizagem de matemática por meio de metodologias diversificadas nos anos finais do ensino fundamental: concepções discentes. 2021. 105 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2333. Acesso em: 05 jan. 2022.
Abstract: O tema da pesquisa é sobre a aprendizagem da Matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio de metodologias diversificadas e as concepções discentes. A esse respeito temos o objetivo de analisar os efeitos da adoção de metodologias de ensino diversificadas para a aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos no 1º trimestre do componente curricular Matemática, segundo a concepção dos estudantes de uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental, no ano de 2021. Tal análise foi feita com 28 alunos de uma escola da rede privada de Porto Alegre - RS. Dessa forma, o problema de pesquisa que se persegue nesta investigação advém da seguinte questão: Quais os efeitos da adoção de metodologias de ensino diversificadas para a aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos (no 1º trimestre) no componente curricular Matemática, segundo a concepção dos estudantes de uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental, no ano de 2021? A metodologia tem cunho exploratório com uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Como embasamento teórico para compreender a aplicação dessa metodologia, nos apoiamos em estudos regidos por autores como Gil (2008); D’Ambrosio (2012); Kauark, Manhães e Medeiros (2010) e Yin (2001). Os principais autores visitados guiam o aprofundamento sobre os tópicos que abordamos com respeito à História da Matemática; Aprendizagem significativa; Educação Matemática; A prática pedagógica do professor de Matemática foram Ausubel (1968; 1969), bem como Moreira e Masini (2010) e D’Ambrosio (2012), entre outros. A coleta dos dados empíricos deu-se por meio da aplicação de um questionário anônimo, aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola privada na região metropolitana de Porto Alegre. Para a análise, seguimos as orientações de Bardin (2016), identificando as categorias: Importância da Matemática no Cotidiano; Metodologias Diversificadas e Resolução de Problemas. Como resultados da pesquisa podemos considerar que o uso de metodologias diversificadas na prática pedagógica faz com que os alunos tenham maior facilidade de compreensão nos diferentes conceitos. Assim, possibilita as relações com vivências anteriores e o aprimoramento de suas percepções.
metadata.dc.contributor.advisor: Jung, Hildegard Susana
Appears in Collections:Dissertação (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fnneves.pdfOpen Access1.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.