Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2339
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dc.contributor.authorRibeiro, Cristiele Magalhães-
dc.date.accessioned2022-01-06T17:09:50Z-
dc.date.available2022-01-06T17:09:50Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationRIBEIRO, C. M. A complexidade da felicidade na educação. In: Atena Editora. (org.). Comunicação e educação: laces e desenlaces. v. 2. Ponta Grossa: Atena, 2018. p. 142-154. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-1638-1.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2339-
dc.description.abstractEste ensaio tem como objeto de estudo a produção de sentido do discurso da reportagem Quando ensinar é uma guerra, publicada pela revista Veja, em 2009. Ao utilizarmos como método os sete princípios do paradigma da complexidade, de Edgar Morin, apontamos como considerações provisórias a presença da recursividade na ironia e na agressividade das palavras proferidas no ambiente educacional, o conflito circular e constante que sustenta as crenças dos públicos envolvidos e a representação da sociedade na escola e desta na sociedade. De acordo com o discurso da reportagem analisada, o processo de ensino torna-se mais eficiente se nas relações estabelecidas entre os atores envolvidos com o processo de ensino houver um clima emocional positivo, o que tornará o ambiente de ensino mais aprazível e envolvente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicaçãopt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectParadigma da complexidadept_BR
dc.titleA complexidade da felicidade na educação [capitulo de livro]pt_BR
dc.typeCapitulo de livropt_BR
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