Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2339
Authors: Ribeiro, Cristiele Magalhães
Title: A complexidade da felicidade na educação [capitulo de livro]
Keywords: Educação;Emoções;Comunicação;Paradigma da complexidade
Issue Date: 2016
Publisher: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Citation: RIBEIRO, C. M. A complexidade da felicidade na educação. In: Atena Editora. (org.). Comunicação e educação: laces e desenlaces. v. 2. Ponta Grossa: Atena, 2018. p. 142-154. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-1638-1.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021.
Abstract: Este ensaio tem como objeto de estudo a produção de sentido do discurso da reportagem Quando ensinar é uma guerra, publicada pela revista Veja, em 2009. Ao utilizarmos como método os sete princípios do paradigma da complexidade, de Edgar Morin, apontamos como considerações provisórias a presença da recursividade na ironia e na agressividade das palavras proferidas no ambiente educacional, o conflito circular e constante que sustenta as crenças dos públicos envolvidos e a representação da sociedade na escola e desta na sociedade. De acordo com o discurso da reportagem analisada, o processo de ensino torna-se mais eficiente se nas relações estabelecidas entre os atores envolvidos com o processo de ensino houver um clima emocional positivo, o que tornará o ambiente de ensino mais aprazível e envolvente.
Appears in Collections:Capítulo de Livro (Processos Gerenciais)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cmribeiro.pdfOpen Access291,48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.