Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2358
Autor(es): Sant'Anna, Isabela Cazzuni
Título: Comportamento alimentar de crianças de 5 a 10 anos matriculadas em escolas municipais de São Leopoldo durante a pandemia de Covid-19
Palavras-chave: Hábito alimentar;Crianças;Obesidade infantil;Pandemia;Distanciamento social
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: SANT'ANNA, I. C. Comportamento alimentar de crianças de 5 a 10 anos matriculadas em escolas municipais de São Leopoldo durante a pandemia de Covid-19. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2358. Acesso em: 11 jan. 2022.
Resumo: Esse trabalho explorou características do comportamento alimentar de crianças entre 5 e 10 anos, estudantes de escolas municipais de São Leopoldo, durante a pandemia de COVID-19. Foi desenvolvida uma pesquisa online por meio do questionário do comportamento alimentar da criança (CEBQ), para investigar o comportamento de crianças frente aos alimentos, por meio dos relatos dos responsáveis. Também foi observado a relação do IMC dos responsáveis com o comportamento alimentar da criança. Foram observadas 110 amostras, distribuídas entre escolas de 8 áreas do Município de São Leopoldo. Os resultados indicam que ao compararmos a média de pontos da categoria “evitação pela comida” com a média de pontos da categoria “atração pela comida”, verificou-se que as crianças apresentaram um comportamento predominante de atração pela comida, de acordo com as respostas de seus responsáveis. Foi observado que o comportamento EF, prazer na comida, obteve a maior pontuação média em relação a todos os demais comportamentos. Nos objetivos secundários quando a correlação do IMC dos responsáveis foi realizada isolando-se as categorias de meninos e meninas para as duas grandes categorias de classificação, foi observada uma correlação entre os valores de IMC do(a) responsável e a atração pela comida para o sexo feminino. Por fim, uma correlação positiva fraca entre a categoria EOE, sobre-ingestão emocional, e o IMC de quem respondeu o questionário entre as meninas.
Orientador(es): Araújo, Carina de
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
icsantanna.pdf
  Restricted Access
Closed Access1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.