Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2371
Autor(es): Soares, Tatiani Prestes
Luz, Charlene Bitencourt Soster
Jung, Hildegard Susana
Fossatti, Paulo
Título: Educação empreendedora na educação básica: a perspectiva dos pais
Palavras-chave: Empreendedorismo;Educação básica;Perspectiva dos pais
Data do documento: 2021
Editor: Imagens da educação
Citação: SOARES, Tatiani Prestes et al. Educação empreendedora na educação básica: a perspectiva dos pais. Imagens da Educação, Maringá, PR, v. 11, n. 4, p. 191-212, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/54471/751375153230. Acesso em: 12 jan. 2022.
Resumo: Este artigo objetiva refletir sobre a percepção de pais com relação ao empreendedorismo na Educação Básica. Trata-se de um estudo exploratório de caráter qualitativo. Como recursos metodológicos, realizamos uma revisão de literatura e aplicamos 22 questionários a pais de alunos da Educação Básica escolhidos de forma aleatória no município de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, RS. As respostas foram examinadas através da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Observamos que todos os respondentes entendem a criatividade como algo positivo e inerente ao empreendedorismo. Além disso, percebem crescimento da inserção do empreendedorismo nas escolas de Educação Básica, como uma tendência a ser adotada na educação de crianças e adolescentes, principalmente em forma de projetos. São inúmeras as possibilidades de projetos de empreendedorismo no ambiente escolar, desde questões de desenvolvimento pessoal, até mesmo práticas como soluções de problemas da sociedade. Concluímos, portanto, que o tema empreendedorismo é um caminho viável para o desenvolvimento de sujeitos na sociedade contemporânea em contínua e rápida transformação. Também apontamos para a importância da participação dos pais na elaboração dos currículos escolares e nos processos de escolarização de seus filhos. Tais ações podem contribuir para o alcance de melhores índices de qualidade educacional.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tatiani Prestes Soares et al.pdf205.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.