Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2375
Authors: Borges, Maria de Lourdes
Gonçalo, Cláudio Reis
Vignochi, Luciano
Haubert, Marcela Pessin
Junges, Fabio Miguel
Title: A relevância de um sistema de indicadores para avaliação de desempenho de processos no setor da saúde: o legado do sistema padronizado de indicadores para gestão hospitalar [capitulo de livro]
Keywords: Sistema de Indicadores;Gestão hospitalar;Análise de desempenho setorial
Issue Date: 2019
Publisher: Editora Conhecimento Livre
Citation: GONÇALO, C. R.; BORGES, M. L.; VIGNOCHI, L.; HAUBERT, M. P.; JUNGES, F. M. A relevância de um sistema de indicadores para avaliação de desempenho de processos no setor da saúde: o legado do sistema padronizado de indicadores para gestão hospitalar. In: BARBOSA, F. C. (org.). Gestão da produção em foco: uma abordagem holística. 1. ed. Uberlândia: Ed. Conhecimento Livre, 2019. p. 438-456. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/337617712_Gestao_da_producao_em_foco_uma_abordagem_holistica. Acesso em: 30 nov. 2021..
Abstract: Neste estudo, partiu-se da proposição de que a eficácia da gestão de recursos em saúde pode ser melhorada com o apoio de um modelo comparativo de sistema de indicadores de desempenho para a tomada de decisão estratégica. Considerando o contexto de complexidade que envolvem a resolução de problemas de saúde, este estudo descreve a experiência de doze anos do Sistema de Indicadores Padronizados para Gestão Hospitalar (SIPAGEH) entre os períodos de 1998 e 2010. O sistema, inicialmente, operou como uma ferramenta virtual com um conjunto de indicadores de desempenho hospitalar no Estado do Rio Grande do Sul para comparação de resultados e ações estratégicas no setor. A experiência de doze anos de utilização e sua ampliação para hospitais de todo o Brasil possibilitam avanços em estudos comparativos para proposição de melhorias de acesso e compartilhamento de informação em gestão da saúde. Segundo as situações exemplares descritos neste trabalho, o sistema é capaz de fornecer informações para gerar conhecimentos aplicáveis em controle estratégico. É provável que sistemas de indicadores similares ao SIPAGEH, além de agregar valor ao setor da saúde, sejam úteis em outros setores condicionados à alta confiabilidade e sigilo de informações, tais como: setor jurídico, setor financeiro, segurança ou aviação civil.
Appears in Collections:Capítulo de Livro (Processos Gerenciais)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mlborges.pdfOpen Access56,22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.