Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2396
Autor(es): Waismann, Moisés
Constante, Simone Luz Ferreira
Arruda, Cleberli Fabiano Costa de
Título: Impactos da quarentena no setor cultural em Canoas/RS: Resultados preliminares
Palavras-chave: Impactos da pandemia;Setor cultural;Gestão cultural
Data do documento: 2021
Editor: Desenvolve - Revista de Gestão do Unilasalle
Citação: CONSTANCE, S. L. F. ; WAISMANN, M. ; ARRUDA, C. F. C. Impactos da quarentena no setor cultural em Canoas/RS: Resultados preliminares. Desenvolve: Revista de Gestão do Unilasalle, Canoas, v. 2, p. 1-11, 2021. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/desenvolve. Acesso em: 02 dez. 2021
Resumo: O presente artigo objetiva conhecer os impactos preliminares que o isolamento social provocou ao setor cultural de Canoas/RS, a partir de um levantamento dos efeitos da quarentena no setor no período de junho a setembro de 2020. Os resultados apresentados são preliminares visto que a quarentena passou por momentos de maior ou menor abertura de atividades características deste setor. Restrições quanto às apresentações foram observadas em junho de 2021, de tal maneira que os impactos ainda se encontravam em processo quando da publicação deste artigo. Em estudos realizados durante a pandemia, pode-se constatar o fato de que o setor cultural já vinha sofrendo constantes reduções orçamentárias desde o ĕ nal de 2018. A metodologia utilizada foi de cunho exploratório e descritivo, onde utilizou-se da pesquisa documental sobre os resultados parciais relativos à primeira fase da pesquisa “Impactos da quarentena no setor cultural” realizada com 62 artistas do município de Canoas/RS entre junho e setembro de 2020. As análises dos dados indicaram que a pandemia agravou o cenário de reduções orçamentárias, sendo que os cancelamentos de apresentações atingiram cerca de 70%. Os meses de maio e junho de 2020 sofreram maior impacto chegando a provocar uma redução maior que 44% nas receitas. Em Canoas/RS, a pesquisa revelou que 47% dos respondentes tem as atividades proĕ ssionais na área cultural e elas representavam mais de 75% de sua remuneração e do total de pesquisados 62,9% teve agendas canceladas.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Gestão de Recursos Humanos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mwaismann.pdfOpen Access959,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.