Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2420
Authors: Prestes, Vanessa Amaral
Grisci, Carmem Ligia Iochins
Scherer, Laura Alves
Title: Usos/desusos/abusos de termos sobre mobilidade internacional e trabalho: diálogos possíveis entre administração e antropologia
Keywords: Mobilidade internacional;Migração;Trabalho;Expatriado;Imigrante
Issue Date: 2020
Publisher: Revista de Ciências da Administração
Citation: SCHERER, L. A. ; PRESTES, V. A. ; GRISCI, C. L. I. . Usos/desusos/abusos de termos sobre mobilidade internacional e trabalho: diálogos possíveis entre administração e antropologia. Revista de Ciências da Administração, v. 21, p. 8-20, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/60365. Acesso em: 27 jan. 2022.
Abstract: Este artigo teórico tem como objetivos discutir acerca dos principais termos e conceitos relativos à associação “mobilidade internacional e trabalho”, presentes na Administração e na Antropologia; e argumentar a favor do incremento do diálogo entre as áreas em prol do enriquecimento teórico-empírico relativo ao tema. Dentre os termos estudados estão expatriado, autoexpatriado, flexpatriado e gestores globais, na Administração; e imigrante, diáspora, transnacional e refugiado, na Antropologia. Cada área faz um recorte específico, o que pode promover classificações reducionistas da pluralidade da vida e mostrar-se tarefa inócua ao avanço do conhecimento, haja vista a velocidade das mudanças nas relações entre países, nas motivações de deslocamento mundial e nas configurações de trabalho. Argumenta-se a favor de que o ponto em comum aos indivíduos que atravessam fronteiras remeta ao vocábulo migração – todos são migrantes, emigrantes e imigrantes – pelo qual o diálogo poderá ilustrar a dimensão diversa de vida e trabalho destes indivíduos.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Gestão de Recursos Humanos)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vaprestes.pdfOpen Access664,7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.