Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2429
Authors: Prestes, Vanessa Amaral
Fraga, Aline Mendonça
Gemelli, Catia Eli
Title: Produção científica em relações de trabalho e gestão de pessoas: análise bibliométrica das publicações do período 2000 – 2017
Keywords: Relações de trabalho;Gestão de pessoas;Bibliometria
Issue Date: 2018
Publisher: Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI)
Citation: GEMELLI, C. E. ; FRAGA, A. M. ; PRESTES, V. A. Produção científica em relações de trabalho e gestão de pessoas: análise bibliométrica das publicações do período 2000 - 2017. In: XI CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2018, Rio de Janeiro. Anais do XI CASI, 2018. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/11casi/118964-producao-cientifica-em-relacoes-de-trabalho-e-gestao-de-pessoas--analise-bibliometrica-das-publicacoes-do-periodo/. Acesso em: 27 jan. 2022.
Abstract: Nos últimos anos, diversos estudos refletem sobre a necessidade de que as temáticas pertencentes às áreas de estudos de Gestão de Pessoas (GP) e Relações de Trabalho (RT) sejam trabalhadas de forma vinculada. Entende-se que as conexões entre RT e GP são inevitáveis, visto que ambas envolvem a interação entre pessoas em contexto de trabalho. Nesta perspectiva, o presente estudo objetivou mapear a produção científica das áreas de GP e RT, dos anos 2000 a 2017, dos artigos indexados na base de dados Web of Science (WoS). A partir de uma análise bibliométrica com a aplicação do método quantitativo-descritivo, buscou-se examinar o comportamento da literatura no que se refere a sua distribuição temporal; distribuição por idiomas; distribuição por periódicos; frequência de autoria e frequência de palavras-chaves, no contexto internacional e nacional. Como principais resultados, evidenciou-se o crescimento expressivo nas publicações no período, principalmente nos últimos dois anos; o predomínio de publicações e periódicos em inglês e oriundos do Reino Unido e da América do Norte como mais representativos; e a prevalência do inglês como língua de origem dos(as) principais autores(as). Como temáticas em contexto internacional, destacaram-se as relações com os sindicatos, a inovação, a satisfação no trabalho e os estudos focados em países com economia em expansão, como China e Índia. No contexto brasileiro, as principais temáticas abordadas foram mercado de trabalho, sustentabilidade, cultura organizacional, clima organizacional, diversidade, expatriação, gestão do conhecimento, gestão estratégica de gestão de pessoas, relações trabalhistas, terceirização, turnover e inovação.
Appears in Collections:Apresentação em Eventos (Gestão de Recursos Humanos)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vaprestes.pdfOpen Access516.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.