Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2434
Autor(es): Bem, Judite Sanson de
Schinoff, Roberto Amaral
Título: A etnicidade dos imigrantes italianos representados pela Ferrovia do Vinho de Bento Gonçalves
Palavras-chave: Etnicidade;Ferrovia do Vinho;Imigrantes italianos
Data do documento: 2021
Editor: Mouseion
Citação: SCHINOFF, R. A.; BEM, J. S. A etnicidade dos imigrantes italianos representados pela Ferrovia do Vinho de Bento Gonçalves. MOUSEION: revista eletrônica do Museu e Arquivo Histórico La Salle, Canoas, n. 38, p. 1-12, 2021. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion/article/view/8249. Acesso em: 02 fev. 2022
Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar se a etnicidade dos imigrantes italianos permanece presente no desenvolvimento e na cultura da Ferrovia do Vinho e de que forma pode ser percebida. Como problema de pesquisa, foram investigadas quais ações contribuíram para manter a etnicidade dos imigrantes italianos, pelo uso da Ferrovia do Vinho, nos dias de hoje. Para atender o objetivo proposto e responder o problema de pesquisa, optou-se pelo método de pesquisa bibliográfica em materiais publicados. A etnicidade é formada por diferentes características como: traços, língua e a cultura de um determinado grupo, os quais se diferem de outros. Assim, os imigrantes italianos que chegaram em Bento Gonçalves se depararam com uma cultura diferente da que traziam consigo. Atualmente, tal cultura está presente na Ferrovia do Vinho, que fomenta a economia através do turismo.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Marketing)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jsbem.pdfOpen Access495.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.