Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2531
Autor(es): Souza, Patrícia Coelho Motta de
Silva, Lidiane dos Santos
Weber, Sérgio Albino Vitória
Ortiz, Nathalia Lopes Linhares
Título: A ética e as responsabilidades civil, penal e tributária do contador [capitulo de livro]
Palavras-chave: Responsabilidade civil;Contator;Responsabilidade penal
Data do documento: 2021
Editor: VirtualBooks
Citação: SOUZA, P. C. M.; SILVA, L. D. S.; WEBER, S.; ORTIZ, N. L. L. A ética e as responsabilidades civil, penal e tributária do contador. In: ORTIZ, N. L. L.; WEBER, S. A. V.; SILVA, L. S.; Souza, P. C. M. (org.). A ética e as responsabilidades civil, penal e tributária do contador. v. 1. Pará de Minas, MG: Virtual Books, 2021. p. 9-25. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2531. Acesso em: 17 fev. 2022.
Resumo: Ao exercer diferentes possibilidades dentro de sua função, o profissional de contabilidade, trabalhando como empregado ou prestando serviço na área, sempre estará envolvido entre várias relações, sendo com as empresas, os bancos, governos, investidores, entre outros. E assim, dentro dessas relações jurídicas, conduzirá o dinheiro das empresas, aconselhar-se-á seus clientes mediante a lei, o que gera determinadas responsabilidades dentro de sua profissão. Ao longo do tempo muitas leis foram e ainda são introduzidas na nossa sociedade para que possamos conviver em equilíbrio. A ética está de certa forma associada ao cumprimento das leis, o que faz com que as pessoas cumpram as ordens de convivência. Sendo assim, tanto na vida pessoal como na profissional precisamos seguir as regras. Desde o século passado e até o início do atual, aconteceram escândalos de fraudes financeiras e fiscais nos EUA, onde a profissão de contador passou a estar em evidência e assim foi necessário estreitar os limites e deixar as leis de responsabilidades civil e penal mais rígidas no mundo todo. No Brasil não foi diferente, esta pesquisa tem como objetivo identificar através de um estudo bibliográfico as principais responsabilidades do profissional contábil após a mudança e introdução de uma legislação mais punitiva, a lei 11.638/2007, em relação a ética e forma de conduta diante das obrigações civis e penais, e suas punições nos casos de descumprimento.
Aparece nas coleções:Capítulo de Livro (Gestão Comercial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pcmsouza.pdf
  Restricted Access
Closed Access484.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.