Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2580
Authors: Kaefer, Lairton Ariel
Title: Possibilidades e desafios na efetivação do princípio da gestão escolar democrática de uma escola da rede municipal de Sapucaia do Sul
Keywords: Educação;Gestão escolar;Educação básica;Escolas públicas;Brasil
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade La Salle
Citation: KAEFER, L. A. Possibilidades e desafios na efetivação do princípio da gestão escolar democrática de uma escola da rede municipal de Sapucaia do Sul. 2021. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2580. Acesso em: 02 mar. 2022.
Abstract: A gestão da escola pública, pensada a partir do princípio democrático, é temática de reflexão desde a Constituição Federal (1988). As instituições, em especial as públicas, encontram-se envolvidas por críticas no que se refere às suas funções, enquanto resultado das transformações sociais e suas relações de sentido. A instituição escolar, pensada enquanto organização social, é desafiada a partir deste contexto, a estabelecer processos de gestão que possam atender aos desafios contemporâneos. O problema de pesquisa é: identificar as possibilidades e desafios para efetivar o princípio da gestão democrática em uma escola da rede municipal de Sapucaia do Sul. Para tanto, esta pesquisa qualitativa, um estudo de caso, se vale em seus instrumentos de coleta de dados, de elementos bibliográficos, da análise documental e dos grupos focais, realizados com a equipe gestora e segmentos representativos do conselho escolar de uma escola da rede municipal de Sapucaia do Sul. O objetivo é compreender as possibilidades e os desafios para a efetivação do princípio da gestão democrática nesta escola. A fundamentação teórica se vale do pensamento de Lück (2013, 2015), Libâneo (2004, 2013) e Paro (2015, 2016). Os dados coletados, analisados conforme Bardin (2016), e discutidos, foram estruturados em quatro categorias com suas respectivas subcategorias: 1) ambiente escolar: diálogo, relações verticalizadas e valorização do trabalho escolar; 2) Processos de participação: autonomia e tomada de decisão; 3) identidade escolar: pertencimento e sentido; 4) espaço de construção: humanização e reencantamento. Concluiu-se que os pressupostos da gestão democrática estão no diálogo e na escuta, promotores da participação, do engajamento e da construção da autonomia que fecunda as ações pedagógicas do contexto escolar. O desafio da gestão democrática consiste em criar possibilidades e dinâmicas constantes, no qual os participantes sintam-se sujeitos de sua história e construtores dessa nova escola. Esta dinâmica, de movimento dialético, coloca no itinerário pedagógico a necessidade de estar em sintonia com a identidade escolar, e confere sentido às ações. Em termos estratégicos, a gestão deve pensar na condução de processos de sentido coletivo e que ressignificam as realidades da comunidade escolar.
metadata.dc.contributor.advisor: Fossatti, Paulo
Appears in Collections:Dissertação (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lkaefer.pdfOpen Access1.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.