Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2588
Authors: | Sarmento, Dirléia Fanfa Marco, Ricardo Antonio |
Title: | Educação de qualidade e responsabilidade social universitária: uma relação indissociável |
Keywords: | Ensino superior;Qualidade;Responsabilidade Social Universitária |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Revista Linhas |
Citation: | MARCO, R. A. ; SARMENTO, D. F. Educação de qualidade e responsabilidade social universitária: uma relação indissociável. Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 43, p. 234-255, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019234/pdf. Acesso em: 04 mar. 2022 |
Abstract: | O presente artigo teve a pretensão de discutir a relação indissociável entre a qualidade da educação, em especial a do Ensino Superior, aferida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e a responsabilidade social. Para tal feito, utilizou-se, um recorte do Eixo 2 desse Sistema, denominado Desenvolvimento Institucional. Nesse Eixo, são avaliadas duas dimensões das Instituições de Educação Superior (IES): a Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a responsabilidade social universitária. Utilizou-se como método a pesquisa descritiva e a análise documental, que verificou os documentos SINAES e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Os resultados apontam que a educação de qualidade e a responsabilidade social ganharam espaço nas Instituições de Educação Superior em função dos reflexos do mundo globalizado e das demandas por uma educação que efetivamente contribua para o desenvolvimento social e cidadão que emerge em uma nação. As dimensões avaliativas do SINAES acenam para uma ação integral entre ensino, pesquisa e extensão, fato que sinaliza claramente a emergência da prática da indissociabilidade, fato que viabiliza e, em certa medida, concretiza este ideário de compromisso social para as IES. Ficou evidente que a responsabilidade social começou a se expandir no espaço acadêmico por meio de pesquisas, publicações, seminários e congressos, elementos que carregam consigo os princípios e preocupação da educação de qualidade, visto sua abrangência e benefícios relacionados às boas práticas acadêmicas. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dfsarmento.pdf | Open Access | 421,06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.