Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2636
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Conte, Elaine | - |
dc.contributor.author | Habowski, Adilson Cristiano | - |
dc.contributor.author | Piedade, Juliane de Almeida | - |
dc.contributor.author | Milbradt, Carla | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-31T17:09:09Z | - |
dc.date.available | 2022-03-31T17:09:09Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. ; PIEDADE, J. A. ; MILBRADT, C. Arte-educação e seus desdobramentos à formação pedagógica. Acta Scientiarum, Maringá/PR, v. 43, p. 1-13, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/47923/751375151864. Acesso em: 24 fev 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2636 | - |
dc.description.abstract | O texto propõe refletir sobre as contribuições da arte-educação nas experiências pedagógicas para a sensibilização estética, tendo em vista as conversas tensas e os alargamentos de repertórios culturais que põe em jogo os sentidos na atualidade. Essas perturbações se traduzem na desvalorização da dimensão estéticoexpressiva à construção do conhecimento pedagógico, de percepções rígidas e regradas, gerando a centralização nos conteúdos racionais relacionados às certezas do mundo. Trata-se de uma pesquisa hermenêutica que dialoga com a arte-educação como fonte de indagação para compreender os processos formativos e as ações de humanização dos sentidos e das experiências educativas no campo do desenvolvimento humano. A arte como forma de expressão e educação sensível para pensar a formação expressiva é algo reconhecido cientificamente, que não obedece a convencionalismos, mas provoca atos de liberdade, interação, participação social e motivação dos sujeitos, por meio de diferentes saberes inventivos e bagagens culturais. No entanto, quais as contribuições da arte-educação à formação de professores para dialogar com as experiências artísticas? Concluímos que a arte dá oportunidades à construção de experiências (inter)subjetivas como aventura de se relacionar com o conhecimento que rompe com todos os parâmetros, no sentido de reinventar-se com o outro, trazendo desdobramentos ao processo de (re)criação das relações educativas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Acta Scientiarum | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Arte-educação | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Desdobramentos pedagógicos | pt_BR |
dc.title | Arte-educação e seus desdobramentos à formação pedagógica | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
econte.pdf | Open Access | 430,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.