Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2636
Autor(es): Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
Piedade, Juliane de Almeida
Milbradt, Carla
Título: Arte-educação e seus desdobramentos à formação pedagógica
Palavras-chave: Arte-educação;Formação docente;Desdobramentos pedagógicos
Data do documento: 2021
Editor: Acta Scientiarum
Citação: CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. ; PIEDADE, J. A. ; MILBRADT, C. Arte-educação e seus desdobramentos à formação pedagógica. Acta Scientiarum, Maringá/PR, v. 43, p. 1-13, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/47923/751375151864. Acesso em: 24 fev 2022
Resumo: O texto propõe refletir sobre as contribuições da arte-educação nas experiências pedagógicas para a sensibilização estética, tendo em vista as conversas tensas e os alargamentos de repertórios culturais que põe em jogo os sentidos na atualidade. Essas perturbações se traduzem na desvalorização da dimensão estéticoexpressiva à construção do conhecimento pedagógico, de percepções rígidas e regradas, gerando a centralização nos conteúdos racionais relacionados às certezas do mundo. Trata-se de uma pesquisa hermenêutica que dialoga com a arte-educação como fonte de indagação para compreender os processos formativos e as ações de humanização dos sentidos e das experiências educativas no campo do desenvolvimento humano. A arte como forma de expressão e educação sensível para pensar a formação expressiva é algo reconhecido cientificamente, que não obedece a convencionalismos, mas provoca atos de liberdade, interação, participação social e motivação dos sujeitos, por meio de diferentes saberes inventivos e bagagens culturais. No entanto, quais as contribuições da arte-educação à formação de professores para dialogar com as experiências artísticas? Concluímos que a arte dá oportunidades à construção de experiências (inter)subjetivas como aventura de se relacionar com o conhecimento que rompe com todos os parâmetros, no sentido de reinventar-se com o outro, trazendo desdobramentos ao processo de (re)criação das relações educativas.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access430,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.