Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2649
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorConte, Elaine-
dc.contributor.authorHabowski, Adilson Cristiano-
dc.contributor.authorBranco, Lilian Soares Alves-
dc.contributor.authorRios, Míriam Benites-
dc.date.accessioned2022-04-01T22:59:01Z-
dc.date.available2022-04-01T22:59:01Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCONTE, E.; HABOWSKI, A. C.; BRANCO, L. S. A.; RIOS, M. B. A observação do cotidiano escolar na práxis formativa. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos/SP v. 14, p. 1-17, 2020. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2787. Acesso em: 01 abr. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2649-
dc.description.abstractO trabalho apresenta algumas reflexões extraídas de uma experiência hermenêutica e etnográfica, cujo objetivo é compreender o complexo cotidiano escolar a partir das observações realizadas por graduandos de diferentes cursos de licenciatura em escolas de Canoas/RS, Brasil. Trata-se de uma investigação coletiva, desenvolvida no primeiro semestre de 2016, nas disciplinas de Didática e de Currículos e Programas. A partir de um roteiro preestabelecido verificou-se o Projeto Político Pedagógico, a abordagem metodológica e o planejamento adotado pelos professores nas escolas, bem como os modelos educativos e as rotinas identificadas. O movimento dialético entre o cotidiano escolar e a formação universitária permitiu articular o ensino e a pesquisa, potencializando o exercício reflexivo da avaliação de contextos e da práxis. Com base nos relatos apresentados em aula foi possível discutir e reavaliar que as mudanças na educação passam pelo engajamento social e pelo reconhecimento dos contextos pedagógicos como forma de aproximar a formação acadêmica das perplexidades, tensões e contradições da práxis.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Eletrônica de Educaçãopt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectObservaçãopt_BR
dc.subjectCotidiano escolarpt_BR
dc.subjectPráxis pedagógicapt_BR
dc.titleA observação do cotidiano escolar na práxis formativapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access351,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.