Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2654
Autor(es): Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
Título: Interações crítico-dialéticas com as tecnologias na educação
Palavras-chave: Pensar crítico-dialético;Tecnologias;Educação;Teses
Data do documento: 2020
Editor: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Citação: HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Interações crítico-dialéticas com as tecnologias na educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, v. 15, n. 1, p. 266–288, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11993. Acesso em: 01 abr. 2022.
Resumo: O trabalho aborda os limites das tecnologias na educação, a partir dos discursos extraídos do mapeamento de teses dos Programas de Pós-Graduação em Educação, no intervalo de 2012 a 2016. Trata-se de uma pesquisa hermenêutica realizada por meio da busca de palavras-chave, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), tendo por objetivo compreender as contribuições e problemáticas evidenciadas em teses sobre a temática. Os desafios e questionamentos das tecnologias vêm à cena na educação como modelos a serem seguidos, o que fragiliza as experiências de sentido pedagógico na interdependência histórico-formativa e desvela a necessidade de um movimento críticodialético que leve em consideração os conhecimentos construídos na escola. O professor, nesse cenário de mudanças, precisa ser um provocador da reflexão pedagógica roubada pelo desenvolvimento sucessivo de modismos técnicos, como ponto de partida à reconstrução dialética face às tecnologias na educação.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access199,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.