Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2658
Autor(es): Conte, Elaine
Pugens, Natália de Borba
Habowski, Cristiano
Título: Educar pela pesquisa: entraves à formação de professores na Educação Infantil
Palavras-chave: Educação Infantil;Pedagogia científica;Formação de professores
Data do documento: 2020
Editor: TEXTURA - Revista de Educação e Letras
Citação: PUGENS, N. B.; CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. Educar pela pesquisa: entraves à formação de professores na Educação Infantil. TEXTURA - Revista de Educação e Letras, Canoas, RS, v. 22, n. 51, p. 339-360, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5437. Acesso em: 01 abr. 2022.
Resumo: O artigo repensa a formação de professores no campo da Educação Infantil (EI), buscando analisar os limites encontrados na formação em tempos contemporâneos, a partir dos elementos da Pedagogia Científica. O texto é resultado do mapeamento realizado por meio da análise de artigos disponíveis na plataforma Sciello, cujo enfoque gira em torno dos entraves científicos àformação de professores para a EI no Brasil. Defende-se uma Pedagogia Científica na EIvoltada à valorização dos profissionais que atuam nesse campo e à qualificação dos processos educativos. Os resultados indicam lacunas formativas em relação à proposta de uma Pedagogia Científicadesde a EI, elos entre os princípios científicos e as ações pedagógicas.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access407,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.