Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2661
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Conte, Elaine | - |
dc.contributor.author | Habowski, Adilson Cristiano | - |
dc.contributor.author | Branco, Lílian Soares Alves | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-04T23:51:21Z | - |
dc.date.available | 2022-04-04T23:51:21Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | HABOWSKI, A. C.; BRANCO, L. S. A.; CONTE, E. Evasão na EAD: perspectivas de prevenção. Perspectiva, Florianopolis, SC, v. 38, n. 3, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/62978. Acesso em: 04 abr. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2661 | - |
dc.description.abstract | A cultura digital vem exigindo formas diferenciadas de conhecimento e reflexão nos cursos superiores, uma vez que a transição digital é atravessada por relações de poder-saber que intervém sobre a linguagem e a percepção humana, o que tem exigido reestruturações curriculares e o acesso barateado a cursos de EaD. Nessa perspectiva, o direito de todos à educação não pode sucumbir à facilitação de cursos oferecidos, sob pena de não vencer a barreira da ignorância, do conformismo e ser uma farsa. Em vista disso, procuramos debater e analisar como a educação superior pode contribuir para a discussão criadora acerca das mazelas provocadas pela EaD e ao problema da evasão. No cenário contemporâneo, o olhar hermenêutico propõe compreender o desafio da EaD, problematizando as tendências e conjecturas do fenômeno da evasão, tendo em vista os altos índices de evasão nos cursos de EaD e a corresponsabilidade das instituições. Os resultados apontam que é necessário criar formas de acesso à EaD e também de permanência e reconhecimento do outro nesse campo, por meio da cultura do diálogo e da motivação, que dá embasamento à gestão institucional/comunicacional, por meio da sensibilidade, da afetividade, da empatia (enfrentando a ap | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Perspectiva | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Educação a Distância | pt_BR |
dc.subject | Evasão | pt_BR |
dc.subject | Gestão Comunicacional | pt_BR |
dc.subject | Desafios | pt_BR |
dc.title | Evasão na EAD: perspectivas de prevenção | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
econte.pdf | Open Access | 859,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.