Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2661
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorConte, Elaine-
dc.contributor.authorHabowski, Adilson Cristiano-
dc.contributor.authorBranco, Lílian Soares Alves-
dc.date.accessioned2022-04-04T23:51:21Z-
dc.date.available2022-04-04T23:51:21Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationHABOWSKI, A. C.; BRANCO, L. S. A.; CONTE, E. Evasão na EAD: perspectivas de prevenção. Perspectiva, Florianopolis, SC, v. 38, n. 3, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/62978. Acesso em: 04 abr. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2661-
dc.description.abstractA cultura digital vem exigindo formas diferenciadas de conhecimento e reflexão nos cursos superiores, uma vez que a transição digital é atravessada por relações de poder-saber que intervém sobre a linguagem e a percepção humana, o que tem exigido reestruturações curriculares e o acesso barateado a cursos de EaD. Nessa perspectiva, o direito de todos à educação não pode sucumbir à facilitação de cursos oferecidos, sob pena de não vencer a barreira da ignorância, do conformismo e ser uma farsa. Em vista disso, procuramos debater e analisar como a educação superior pode contribuir para a discussão criadora acerca das mazelas provocadas pela EaD e ao problema da evasão. No cenário contemporâneo, o olhar hermenêutico propõe compreender o desafio da EaD, problematizando as tendências e conjecturas do fenômeno da evasão, tendo em vista os altos índices de evasão nos cursos de EaD e a corresponsabilidade das instituições. Os resultados apontam que é necessário criar formas de acesso à EaD e também de permanência e reconhecimento do outro nesse campo, por meio da cultura do diálogo e da motivação, que dá embasamento à gestão institucional/comunicacional, por meio da sensibilidade, da afetividade, da empatia (enfrentando a appt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPerspectivapt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectGestão Comunicacionalpt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.titleEvasão na EAD: perspectivas de prevençãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access859,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.