Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2681
Authors: Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
Rios, Míriam Benites
Title: Pedagogia social como forma de reconhecimento sensível às diferenças
Keywords: Pedagogia Social;Linguagens Tecnológicas;Inclusão Social
Issue Date: 2020
Publisher: Interfaces Ciêntificas
Citation: CONTE, E.; HABOWSKI, A. C.; RIOS, M. B. Pedagogia social como forma de reconhecimento sensível às diferenças. Educação, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 107–122, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7874. Acesso em: 07 abr. 2022.
Abstract: O estudo apresenta perspectivas da pedagogia social à luz de narrativas contemporâneas, tendo como inspiração as novas formas de linguagem e as relações que fazemos com elas, na busca por uma educação que valoriza a diversidade cultural. A educação voltada às demandas de reconhecimento social e igualdade sensível à inclusão dos grupos vulneráveis é algo próprio à pedagogia social, um sentido posto de inclusão das diferenças e responsabilidade solidária pelo outro como condição de possibilidade à democracia. A partir da compreensão hermenêutica enquanto cooperação reflexiva, apresentamos uma reflexão sobre a violência e as injustiças a partir do uso do conhecimento estabelecido por meio das tecnologias de interação humana, como forma de pensar as contribuições da pedagogia social ao que é tecido junto com o outro. O conhecimento está em constante transformação e o saber está vinculado ao mundo prático, escolar e não escolar, de vida em comunidade, na articulação com a realidade e com experiências tecnológicas de mundo. Concluímos que a pedagogia social lança possibilidades para transcender a perspectiva instrumental das tecnologias digitais, em favor do (re)conhecimento recíproco de uma experiência coletiva, tecida em rede de relações sociais no mundo de comunidades aprendentes, para que os sujeitos tenham condições críticas de intervir na realidade em que estão inseridos.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
econte.pdfOpen Access253.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.