Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2697
Autor(es): Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
Carvalho, Carla Elisandra Oliveira
Título: A inclusão digital de crianças com múltiplas deficiências na escola
Palavras-chave: Inclusão digital;Inclusão escolar;Múltiplas deficiências
Data do documento: 2019
Editor: Revista Linhas
Citação: CARVALHO, C. E. O.; HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. A inclusão digital de crianças com múltiplas deficiências na escola. Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 42, p. 153 - 176, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019153. Acesso em: 08 abr. 2022.
Resumo: Nos artefatos tecnológicos estão subjacentes visões de mundo, linguagens, conhecimentos, bem como questões objetivas em construção, que surgem como alternativas para aprender a pensar as demandas da comunidade escolar e digital. O presente ensaio busca compreender a cultura da escola, através de uma pesquisa etnográfica, apresentando as aporias enfrentadas no cotidiano educativo em termos do uso de tecnologias digitais por crianças com múltiplas deficiências. Na atualidade, as tecnologias digitais têm demonstrado a possibilidade de uma nova perspectiva educacional enquanto ferramentas no processo de ensino e de integração das diferenças na escola regular, visto que no mundo infantil a conexão digital é incorporada como forma de comunicação e intercâmbio, superando os isolamentos em diferentes contextos. Mas, será que os recursos tecnológicos podem motivar processos de ensino e de aprendizagem inclusivos, facilitando a transformação das atividades pedagógicas reprodutivas e de segregação por novas compreensões nas diferenças que os enfoques tecnológicos colocam à práxis? Neste sentido, o trabalho gira em torno de problemas de investigação apontados e identificados na cultura da escola, considerando os artefatos digitais na realidade dos educandos com deficiências. A partir do contexto apresentado, o trabalho conclui que o acesso às tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e à tecnologia assistiva (TA) torna-se relevante para viabilizar a inclusão humana, tecnológica, educacional e social de educandos com múltiplas deficiências, tanto para a melhoria das condições de relacionamento social com as limitações sentidas pelos sujeitos, mas, sobretudo, para o reconhecimento inclusivo nos diferentes espaços e tempos da formação socializada.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access434,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.