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http://hdl.handle.net/11690/2757
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Conte, Elaine | - |
dc.contributor.author | Habowski, Adilson Cristiano | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-30T12:50:13Z | - |
dc.date.available | 2022-04-30T12:50:13Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Uma releitura de Montessori na Educação Infantil e os atravessamentos tecnológicos. Revista Educaoline, Rio de Janeiro, v. 13, n. 3, p. 95-112, 2019. Disponível em: https://revistaeducaonline.eba.ufrj.br/edi%C3%A7%C3%B5es-anteriores/2019-3/uma-releitura-de-montessori-na-educa%C3%A7%C3%A3o-infantil-e-os-atravessamentos-tecno. Acesso em: 09 abr. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2757 | - |
dc.description.abstract | Ancorados em bases hermenêuticas, o estudo versa sobre o método Montessori, que surge no contexto sociocultural do século XIX e rompe com alguns perfis relativos à educação, especialmente quando reclamados na contemporaneidade, com o uso das tecnologias digitais nos processos de educar. Defende-se que o autodesenvolvimento e a liberdade cooperativa da criança precisam repercutir no ambiente escolar, no sentido de fomentar a abertura sensível e plural às tecnologias, para que ela tenha garantido o desenvolvimento da inteligência cognitiva, emocional, afetiva e de sociabilidade desvelada pelas expressões artísticas e linguagens tecnológicas da formação humana. Os artefatos tecnológicos têm afetado as formas de se comunicar, pensar, agir, cooperar, alterando comportamentos, hábitos, laços de amizade e modos de conviver, transformando inclusive as formas como se efetivam as aprendizagens e as relações humanas. Entendemos, portanto, que é por meio da relação dialógica que se inicia o ato de ensinar e de aprender interativo, participativo e de (re)elaboração própria, em que há o envolvimento e a motivação para (re)conhecer interpretações diferentes, enquanto sujeitos de conhecimento, cujos gestos repercutem na história singular e plural reconstruídos ao longo das experiências culturais de interdependência no mundo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educaoline | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Montessori | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.title | Uma releitura de Montessori na Educação Infantil e os atravessamentos tecnológicos | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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econte.pdf | Open Access | 470,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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