Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2764
Autor(es): Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
Título: As tecnologias digitais e o desenvolvimento da criatividade humana em questão
Palavras-chave: Criatividade;Tecnologias;Educação
Data do documento: 2019
Editor: Revista Temas em Educação
Citação: HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. As tecnologias digitais e o desenvolvimento da criatividade humana em questão. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 28, n. 3, p. 295-314, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/46740. Acesso em: 11 abr. 2022.
Resumo: O presente estudo, de abordagem hermenêutica reconstrutiva, visa identificar as dimensões da criatividade humana que servem para potencializar as tecnologias nas práticas educativas, pelo viés do reconhecimento da participação criativa à renovação dos saberes, a fim de reconstruir os processos de ensino e aprendizagem. A valorização da criatividade caminha com os ideais pedagógicos de renovação das práticas educativas e pode ser concebida como um potencial humano que expande horizontes de recriação e não apenas de reprodução aplicada de conhecimentos técnicos, o que dificulta a mobilização do pensar e inibe a expressão criativa. Concluímos que por meio dos recursos tecnológicos em sala de aula é possível atuar e reconstruir projetos pedagógicos, diante das múltiplas possibilidades de aprender e produzir conhecimentos no âmbito social, transformando os contextos e manifestando os saberes necessários às práticas educativas com as tecnologias.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.