Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2783
Autor(es): Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
Título: Tecnologias em educação: é possível superar a razão instrumental com relação a fins? [capítulo de livro]
Palavras-chave: Tecnologias;Educação;Instrumentalidade técnica
Data do documento: 2019
Editor: Pimenta Cultural
Citação: HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Tecnologias em educação: é possível superar a razão instrumental com relação a fins?. In: HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. (org.). As Tecnologias na Educação: (re)pensando seus sentidos tecnopoiéticos. 1. ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2019. p. 19-43. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/tecnologias-educacao. Acesso em: 29 abr. 2022.
Resumo: O artigo discute acerca da reconstrução de sentidos das tecnologias normatizadoras na educação, na tentativa de pensá-las de forma crítica e questionadora da cultura digital sempre orientada para um determinado fim. Nesse sentido, se pergunta pelas alternativas contra hegemônicas para fomentar diálogos e questionar a razão monológica das tecnologias na educação, cuja operacionalidade ainda serve de entusiasmo para resolver os problemas educacionais. Ao reconhecer o potencial das tecnologias nas práticas educativas, geramos novas relações de resistência frente às injustiças sociais, desorientações, alienações e imprecisões do agir técnico. Concluímos que para ultrapassar a operacionalidade inscrita e projetada na educação é necessário expandir os horizontes reflexivos com o outro na vida em sociedade, buscando elucidar as contradições formativas dirigidas por normas do saber tecnológico, sensibilizando as estruturas antropológicas, motivacionais e cognitivas, como forma de reconstruir ações racionalmente.
Aparece nas coleções:Capítulo de Livro (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access611,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.