Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2787
Authors: | Conte, Elaine Habowski, Adilson Cristiano |
Title: | Questões críticas das tecnologias na educação |
Keywords: | Tecnologias;Educação;Instrumentalidade técnica |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | EdiPUCRS |
Citation: | HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Questões críticas das tecnologias na educação. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA CRÍTICA, 5., 2019, Porto Alegre. Anais… Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019. Disponível em: https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre//anais/filosofiadaeducacao/assets/edicoes/2019/comp-list-docs.html. Acesso em: 30 abr. 2022. |
Abstract: | O artigo discute sobre a reconstrução dos sentidos das tecnologias na educação, para pensá-las de forma crítica no desenvolvimento profissional docente aliado aos aportes da cultura digital. Este debate procura responder à demanda crescente da invasão das tecnologias na educação, tendo presente as dificuldades de problematização desse fenômeno, com vistas a elucidar as contradições formativas do conhecimento tecnológico na leitura pedagógica, eivada de práticas sociais de educar, mas que tende a supervalorizar a tecnologia robotizando a conversação. Essa temática perpassa os estudos da teoria crítica e da compreensão hermenêutica, mostrando que a apropriação das tecnologias pela educação precisa ser questionada e desafiada, visto ser necessário aprofundar o debate sobre por que a uniformização do ensino tende a reproduzir a ideologia dominante, a dominação cultural e o empobrecimento do pensar, os quais fragilizam as experiências formativas. Concluímos que é imprescindível um olhar autocrítico frente à cultura hiperconectada e desorientada, no sentido de compreender como os instrumentos culturais em meio à realidade plural, para termos uma visão de totalidade de tais processos sempre em (re)construção na educação. A perspectiva reconstrutiva das tecnologias digitais na educação pressupõe que existe uma tradição da investigação humana que pode nos aproximar e sustentar a liberdade, quando nos possibilita atualizá-la para os processos contemporâneos, ou simplesmente nos constranger tecnicamente a interpretações de modelos fixos. |
Appears in Collections: | Apresentação em Eventos (Pedagogia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
econte.pdf | Open Access | 209,13 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.