Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2813
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorJung, Hildegard Susana-
dc.contributor.authorSouza, Marcos Rogério dos Santos-
dc.contributor.authorSilva, Denise Regina Quaresma da-
dc.contributor.authorDuarte, José Lucas Marques-
dc.date.accessioned2022-05-12T19:39:48Z-
dc.date.available2022-05-12T19:39:48Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationJUNG, H. S. et al. Sexualidade e gênero: desafios na formação inicial em pedagogia. Revista Extensão, Tocantins, v. 5, n.º 3, p. 16-27, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/6071/3433. Acesso em: 07 maio 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2813-
dc.description.abstractO presente estudo tem como tema “sexualidade e gênero na formação inicial” e objetiva analisar se os currículos dos cursos de Pedagogia presencial, ofertados nas universidades e faculdades da região metropolitana de Porto Alegre comtemplam disciplinas sobre sexualidade e gênero. Deste modo, refere-se a uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva, com procedimentos técnicos de revisão de literatura. O levantamento de materiais para análise dos currículos de Pedagogia presencial ocorreu nos sites das próprias instituições, tendo como descritor “Sexualidade e Gênero” neste processo de seleção. Para construção do referencial teórico buscou-se embasamento nos seguintes autores: Silva (1995), Sacristán (2000), Perrenoud (2001), Silva (2005), Grandino e Nogueira (1987), Britzman (1996), Louro (2000), Trasferetti (2008), Xavier-filha (2017), Foucault (2019), Soares e Monteiro (2019), Souza e Silva (2020) entre outros. Os resultados indicam que poucas universidades e faculdades, em seus currículos, ofertam disciplinas sobre Sexualidade e Gênero. O que evidencia uma formação inicial que precisa ser repensada, para fins de propiciar maior qualificação profissional aos docentespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Extensãopt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectCurrículos de pedagogiapt_BR
dc.subjectSexualidade e gêneropt_BR
dc.titleSexualidade e gênero: desafios na formação inicial em pedagogiapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
hsjung.pdfOpen Access437.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.