Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2813
Authors: Jung, Hildegard Susana
Souza, Marcos Rogério dos Santos
Silva, Denise Regina Quaresma da
Duarte, José Lucas Marques
Title: Sexualidade e gênero: desafios na formação inicial em pedagogia
Keywords: Formação inicial;Currículos de pedagogia;Sexualidade e gênero
Issue Date: 2022
Publisher: Revista Extensão
Citation: JUNG, H. S. et al. Sexualidade e gênero: desafios na formação inicial em pedagogia. Revista Extensão, Tocantins, v. 5, n.º 3, p. 16-27, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/6071/3433. Acesso em: 07 maio 2022.
Abstract: O presente estudo tem como tema “sexualidade e gênero na formação inicial” e objetiva analisar se os currículos dos cursos de Pedagogia presencial, ofertados nas universidades e faculdades da região metropolitana de Porto Alegre comtemplam disciplinas sobre sexualidade e gênero. Deste modo, refere-se a uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva, com procedimentos técnicos de revisão de literatura. O levantamento de materiais para análise dos currículos de Pedagogia presencial ocorreu nos sites das próprias instituições, tendo como descritor “Sexualidade e Gênero” neste processo de seleção. Para construção do referencial teórico buscou-se embasamento nos seguintes autores: Silva (1995), Sacristán (2000), Perrenoud (2001), Silva (2005), Grandino e Nogueira (1987), Britzman (1996), Louro (2000), Trasferetti (2008), Xavier-filha (2017), Foucault (2019), Soares e Monteiro (2019), Souza e Silva (2020) entre outros. Os resultados indicam que poucas universidades e faculdades, em seus currículos, ofertam disciplinas sobre Sexualidade e Gênero. O que evidencia uma formação inicial que precisa ser repensada, para fins de propiciar maior qualificação profissional aos docentes
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
hsjung.pdfOpen Access437,4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.