Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2821
Authors: Jung, Hildegard Susana
Almeida, Patrícia Rodrigues de
Silva, Louise de Quadros da
Title: Contribuições do PIBID para a redução do fracasso escolar: uma experiência no 3° ano do ensino fundamental
Keywords: Formação de professores;PIBID;Escola publica brasileira;Algabetização
Issue Date: 2021
Publisher: Revista de Extensão e Iniciação Científica da UNISOCIESC
Citation: SILVA, L. Q.; JUNG, H. S.; ALMEIDA, P. R. Contribuições do PIBID para a redução do fracasso escolar: uma experiência no 3° ano do ensino fundamental. Revista de Extensão e Iniciação Científica da UNISOCIESC, Blumenau/SC, v. 8, n.º 2, p. 1-17, 2021. Disponível em: http://reis.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/276/300. Acesso em: 09 maio 2022.
Abstract: O objetivo do presente estudo consiste em narrar a experiência docente enquanto supervisora de acadêmicos do Pibid na escola pública, em um trabalho voltado à diminuição da taxa de reprovação no 3º ano do ensino fundamental. A metodologia, de abordagem qualitativa, encaixa-se num estudo de caso. Os resultados apontam que: a) a presença dos docentes na escola é relevante, tanto para a sua formação como futuro docente, quanto para os alunos mediados; b) o Programa possibilita a articulação entre teoria e prática, num processo reflexivo, beneficiando a formação inicial e a formação permanente; c) o Pibid potencializa a prática colaborativa e o compartilhamento de saberes; d) a aprendizagem mediada pelo Programa contribui à modificabilidade cognitiva de ambos os envolvidos (docente e aluno), auxiliando na redução do fracasso escolar; e) o Pibid potencializa a inclusão. Podemos concluir, portanto, que os indicadores de reprovação se mostram minimizados.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
hsjung.pdfOpen Access210,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.