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http://hdl.handle.net/11690/2824
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Jung, Hildegard Susana | - |
dc.contributor.author | Luz, Charlene Bitencourt Soster | - |
dc.contributor.author | Almeida, Patrícia Rodrigues de | - |
dc.contributor.author | Fossatti, Paulo | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-12T23:07:51Z | - |
dc.date.available | 2022-05-12T23:07:51Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, P. R. et al. Relações no ambiente escolar pós-pandemia: enfrentamentos na volta às aulas presenciais. Revista Actualidades Investigativas en Educación, San José/Costa Rica, v. 21, n.º3, p. 1-36, 2021. Disponível em: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/aie/article/view/46287. Acesso em: 09 maio 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2824 | - |
dc.description.abstract | : Esse estudo tem a intenção de trazer algumas reflexões sobre como irão se dar as relações no ambiente escolar, nas escolas de ensino fundamental, no período pós-pandemia. O ambiente no retorno às aulas necessitará de alguns enfrentamentos devido ao distanciamento social ocasionado pela COVID-19. A abordagem metodológica utilizada é qualitativa com estudo de casos múltiplos de escolas municipais de ensino fundamental da cidade de Canoas no estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados deu-se com o envio de questionário para docentes dessas instituições. Foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin para analisar os resultados obtidos no questionário. Como resultado, percebemos a importância de pensarmos as relações na volta às aulas, no ambiente escolar, visto que enfrentamos um momento de ineditismo e incertezas. Então, como principais resultados da pesquisa constatamos que 89% das pessoas participantes desta pesquisa pretendem aproveitar algum método ativo de ensino e aprendizagem na pós-pandemia; 91,1% acreditam na importância de trabalhar questões comportamentais em sala de aula; 82,1% têm receio de enfrentar as demandas de defasagem na aprendizagem utilizando o ensino híbrido. Portanto, a pandemia proporcionou o desenvolvimento profissional docente, apesar da perda do contato presencial, que será retomado para o retorno às aulas presenciais, quando serão levadas também as experiências vividas, juntamente com o trabalho nas questões comportamentais. Além disso, é perceptível que existe ansiedade quanto ao ensino híbrido. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Actualidades Investigativas en Educación | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Assistência escolar | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Aulas | pt_BR |
dc.title | Relações no ambiente escolar pós-pandemia: enfrentamentos na volta às aulas presenciais | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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