Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2829
Autor(es): Jung, Hildegard Susana
Bady, Janaína Bueno
Silva, Denise Regina Quaresma da
Fossatti, Paulo
Título: Internacionalização da educação superior: formando cidadãos globais
Palavras-chave: Internacionalização;Ensino superior;Mobilidade academica;Cidadão global;Internacionalização Institucional Universitária
Data do documento: 2020
Editor: Jornal de Políticas Educacionais
Citação: BADY, J. B. et al. Internacionalização da educação superior: formando cidadãos globais. Jornal de Políticas Educacionais, Paraná, v. 14, n.º 3, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/68722/40300. Acesso em: 09 maio 2022.
Resumo: O tema deste trabalho são os desafios e as possibilidades da internacionalização na educação superior. Temos como objetivo problematizar os desafios para a Internacionalização na Educação Superior e apontar as suas possibilidades a partir do pensamento de Miranda e Fossatti (2018), Gacel-Ávila (2003), Godoy (1995), Knight (2004), Miranda e Stallivieri (2017), Morin (2005), Rudzki (1998), Sebastián (2004) e Stallivieri (2017a, 2017b). Utilizamos como metodologia qualitativa a revisão sistemática de literatura. A coleta de dados será feita por meio do levantamento bibliográfico e documental. Apresentamos como resultados a exigência de uma política pública para a internacionalização do ensino superior que faça parte de um projeto de Estado, que priorize a competência intercultural como um objetivo curricular chave e que estimule a mobilidade internacional (MIRANDA; FOSSATTI, 2018); a necessidade de internacionalização institucional com o intuito de estimular o desenvolvimento igualitário das nações pela oferta de educação e de contemplar a mobilidade acadêmica do corpo docente e discente. Propomos que as instituições acadêmicas ampliem suas dimensões interdisciplinar e intersetorial, fomentando o desenvolvimento sustentável e a formação do pensamento crítico, estimulando as experiências multiculturais e habilitando o indivíduo a ser um cidadão global.
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