Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2833
Autor(es): Jung, Hildegard Susana
Duarte, José Lucas Marques
Silva, Louise de Quadros da
Título: Desenvolvimento da autonomia discente: implicações no currículo
Palavras-chave: Currículo;Curso de pedagogia;Autonomia docente
Data do documento: 2020
Editor: Revista Humanidades & Inovação
Citação: JUNG, H. S.; DUARTE, J. L. M.; SILVA, L. Q. Desenvolvimento da autonomia discente: implicações no currículo. Revista Humanidades & Inovação, Palmas/TO, v. 7, n.º 8, p. 244-257, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/03885479010/Downloads/2126-Texto% 20do% 20artigo-10051-1-10-20200522.pdf. Acesso em: 10 maio 2022.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo apresentar uma revisão de literatura referente ao incentivo à autonomia e ao protagonismo do discente, a partir do currículo. Para tal, realizamos um estudo qualitativo, considerando as orientações de Laurence Bardin, desde as primeiras leituras até a análise e inferência dos resultados da pesquisa. Dentre os principais resultados destacamos sobre o currículo: Possui marcas multirreferenciais que acentuam o seu caráter dinâmico e interativo; Precisa levar em consideração as características dos indivíduos, concedendo o protagonismo destes no respectivo desenvolvimento formativo; e, por fim, entendemos que o currículo que leva à autonomia precisa pautarse no diálogo e na formação do pensamento crítico. Dessa maneira, indicamos como considerações finais que os estudos curriculares se recobrem de certa complexidade no contexto contemporâneo, e carecem de ser abordados e considerados no núcleo das ciências da educação e das ciências sociais.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hsjung.pdfOpen Access307,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.