Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2838
Autor(es): Jung, Hildegard Susana
Fossatti, Paulo
Monticelli, Jeferson Marlon
Danesi, Luiz Carlos
Título: University and the (un)successfulness of the strategic management for innovation
Palavras-chave: Gestão universitária;Gestão estratégica;Inovação;Universidade comunitária brasileira
Data do documento: 2020
Editor: Educação em Revista
Citação: FOSSATTI, P. et al. University and the (un)successfulness of the strategic management for innovation. Educação em Revista, Belo Horizonte/MG, v. 36, e225188, p. 1-21, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/edur/v36/1982-6621-edur-36-e225188.pdf. Acesso em: 10 maio 2022.
Resumo: O artigo objetiva identificar, a partir do olhar dos gestores estratégicos, categorias que participam da instauração de uma cultura de inovação em universidades comunitárias no sul do Brasil. O método é baseado em uma pesquisa qualitativa, exploratória, por meio de estudo de caso múltiplo, tendo como unidade de análise um grupo de universidades brasileiras. Foram realizadas entrevistas com 67 gestores de 14 instituições de ensino superior, além de dispositivos legais, documentos, estudo de cenários e pesquisas de mercado. Os resultados apontam para a necessidade de as universidades trabalharem posicionamento estratégico competitivo; aproximação dos times da academia e mercado; a inovação garantidora do princípio da gestão sustentável; a internacionalização como um indicador de inovação; a inflexão curricular e a formação de lideranças inovadoras. Nossa contribuição reside em propor que as universidades, independentemente de sua natureza estatal, privada ou comunitária, optem por um plano estratégico que impulsione a cultura da inovação.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

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