Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2840
Authors: Jung, Hildegard Susana
Silva, Louise da de Quadros da
Pinto, Isadora Gobi
Title: Ensino de ciências na infância: a percepção da prática docente
Keywords: Ciências naturais;Ensino de ciências;Educação Infantil;Professor pesquisador
Issue Date: 2020
Publisher: Revista Ciências em Foco
Citation: GOBI, I.; JUNG, H. S.; SILVA, L. Q. Ensino de ciências na infância: a percepção da prática docente. Revista Ciências em Foco, Campinas/SP, v. 13, e020012, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/14409/9424. Acesso em: 10 maio 2022.
Abstract: O ensino de ciências na infância é um assunto que precisa ser discutido, por isso, o presente texto apresenta essa temática a partir da prática docente em uma vivência chamada Projeto Pequenos Cientistas. Nosso objetivo consiste em refletir sobre o potencial do ensino de ciências na infância, especialmente no ambiente escolar, para a construção de cidadãos críticos e conscientes ecologicamente. Realizamos um relato de experiência com observações durante o ano de 2018, período no qual as práticas pedagógicas foram voltadas para a compreensão do ensino de ciências na educação infantil. Dentre os resultados apontamos para a dificuldade da instituição e a defasagem na formação dos professores para abordar efetivamente esta temática. Além disso, percebemos a importância do ensino de ciências na educação infantil pela sua significativa implicância na percepção das crianças. Consideramos que a abordagem do ensino de ciências precisa partir da realidade de cada educando, tornando-a significativa.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
hsjung.pdfOpen Access210,43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.