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dc.contributor.authorJung, Hildegard Susana-
dc.contributor.authorAlmeida, Maria de Lourdes Pinto de-
dc.date.accessioned2022-05-16T17:08:03Z-
dc.date.available2022-05-16T17:08:03Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationALMEIDA, M. L. P.; JUNG, H. S. Políticas curriculares e a base nacional comum curricular: emancipação ou regulação? Revista do Centro de Educação UFSM, Santa Maria/RS, v. 44, e24, p. 1-14, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/26787/pdf. Acesso em: 10 maio 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2850-
dc.description.abstractEste artigo é fruto de pesquisa bibliográfica e documental sobre a Base Nacional Comum Curricular. O objetivo é refletir sobre o documento em vigor no contexto das políticas educacionais, seguindo a metodologia histórico-crítica. Enquanto instrumento de regulação da educação com uma maquiagem de legislação, apresenta-se como caminho para a emancipação humana no sistema capitalista. Foram encontrados pontos de regulação na Base Comum a todos, pois a seleção de determinados conteúdos em detrimento de outros denuncia a visão de um grupo dominante acerca do que seja legítimo ensinar, num exercício de regulação a serviço de uma Pátria panóptica. Os fundamentos científicos, metodológicos, filosóficos e pedagógicos da proposta do Estado, ainda que questionem a tradicional integração das disciplinas e resgatem temas como a ética e a justiça, tornam a escola um cenário midiático, com apelo às estratégias televisivas de entretenimento, em que não especialistas falam sobre tudo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista do Centro de Educação UFSMpt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectCurrículo mínimo nacionalpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPolíticas públicas em educaçãopt_BR
dc.titlePolíticas curriculares e a base nacional comum curricular: emancipação ou regulação?pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
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