Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2858
Autor(es): Jung, Hildegard Susana
Silva, Aline Gomes da
Silva, Louise de Quadros da
Título: A inclusão no ensino superior a partir da perspectiva do sujeito
Palavras-chave: Educação inclusiva;Ensino superior;Formação do estudante com deficiência
Data do documento: 2019
Editor: Revista InterSaberes
Citação: SILVA, A. G.; JUNG, H. S.; SILVA, L. Q. A inclusão no ensino superior a partir da perspectiva do sujeito. Revista InterSaberes, São José do Rio Preto/SP, v. 14, n.º 33, p. 710-722, 2019. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/710. Acesso em: 10 maio 2022.
Resumo: Este artigo versa sobre o tema da inclusão no ensino superior. Seu objetivo consiste em suscitar um debate referente à autonomia e acessibilidade de estudantes inclusivos de uma universidade da região metropolitana de Porto Alegre, a partir da perspectiva do educando. Para tal, realizamos um estudo de caso, de cunho qualitativo, apoiado em uma revisão de literatura. Além disso aplicamos um questionário a estudantes com deficiência da instituição pesquisada. Os resultados desta revisão apontam para: a) a importância do acompanhamento do aluno incluso; b) os materiais e recursos devem ser adaptados às necessidades de cada estudante; c) a educação inclusiva deve preparar o educando para o mercado de trabalho. Como considerações finais, indicamos que a educação inclusiva é aquela que promove o desenvolvimento pleno do estudante e não possibilita apenas o convívio social.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hsjung.pdfOpen Access167,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.