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Authors: Jung, Hildegard Susana
Fossatti, Paulo
Luz, Charlene Bitencourt Soster
Silva, Louise de Quadros da
Soares, Tatiani Prestes
Title: O clima institucional na universidade: a importância da comunicação
Keywords: Comunicação assertiva;Clima organizacional;Gestão do ensino superior
Issue Date: 2020
Publisher: Editora de la Universidad de Santo Tomás
Citation: SOARES, T. P. et al. O clima institucional na universidade: a importância da comunicação. In: Congreso Iberoamericano de Investigación sobre Gobernanza Universitaria, 8., 2020, Bogotá, Colombia. Anais [...]. Bogotá, Colombia: Editora de la Universidad de Santo Tomás, 2020, v. 1. p. 1-11. Disponível em: https://repository.usta.edu.co/handle/11634/30713. Acesso em: 11 maio 2022
Abstract: O presente estudo consiste em uma revisão de literatura sobre a comunicação na constituição do clima organizacional em âmbito do Ensino Superior. Diante disso, a linha temática abordada será governo e gestão universitária. O objetivo do estudo trata de refletir sobre a gestão da comunicação assertiva no clima organizacional em instituições de Ensino Superior. Para isso, realizamos uma revisão de literatura a partir de artigos e livros, preferencialmente, publicados nos últimos cinco anos. A pesquisa utiliza a abordagem de caráter qualitativo devido ao seu foco na compreensão com maior profundidade do assunto em tela. Para a interpretação dos achados, nos baseamos em Bardin (2011) ao realizar a análise dos dados em três etapas: pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados e sua interpretação. Entre os principais resultados do estudo destacamos que a comunicação implica no clima organizacional de instituições de ensino. Dessa forma, nas instituições de Ensino Superior, se faz necessário que os profissionais estejam motivados e satisfeitos com o ambiente de trabalho, especialmente os docentes, por estarem em contato com os educandos. Colaboradores satisfeitos e motivados, normalmente se envolvem e se comprometem mais com a organização. Assim, a comunicação assertiva trata-se de uma ferramenta estratégica para a consolidação de um clima organizacional satisfatório, pois estimula a motivação dos seus colaboradores, relacionamento interpessoal, propicia um ambiente seguro e saudável, fazendo com que se sintam valorizados e pertencentes àquela instituição. Compreendemos que as premissas institucionais tendem a ser atingidas quando a gestão investe em competências como a comunicação assertiva, cujas características principais são a clareza, o dinamismo e o respeito, obtendo o retorno que se espera. Quando há essa comunicação, há redução de equívocos de processo, menor índice de conflitos interpessoais, aumento da motivação e engajamento dos colaboradores, devido ao sentido de pertencimento.
Appears in Collections:Apresentação em Eventos (Pedagogia)

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