Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2917
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Gilberto Ferreira da-
dc.contributor.authorWives, Leandro Krug-
dc.contributor.authorMachado, Juliana Aquino-
dc.contributor.authorMachado, Giovanni Bohm-
dc.date.accessioned2022-05-19T00:26:56Z-
dc.date.available2022-05-19T00:26:56Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMACHADO, G. B. et al. O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, RJ, v. 26, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/i/2021.v26/. Acesso em: 04 maio 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2917-
dc.description.abstractA formação docente é um processo que ocorre durante toda a vida e inclui as experiências de aprendizagem profissional que contribuem para a qualidade da educação. A formação continuada de professores, contemplando processos autoformativos e colaborativos, encontra nos recursos tecnológicos meios que agregam possibilidades, tanto nos aspectos individuais quanto nos coletivos. Este estudo buscou identificar um perfil docente com foco na utilização de dispositivos digitais para o exercício de suas funções e aprimoramento das práticas pedagógicas. Para isso, foi aplicado um questionário para professores de uma rede municipal da região metropolitana de Porto Alegre. Dessa maneira, identificou-se o uso de tecnologias como possibilidade efetiva de romper com a solidão pedagógica por intermédio da criação de espaços de interação. O estudo aponta, ainda, a necessidade de estratégias formativas comporem políticas de formação docente, sendo acompanhadas de forma planejada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Educaçãopt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.subjectAutoformaçãopt_BR
dc.subjectTrabalho colaborativopt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.titleO uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docentept_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gfsilva.pdfOpen Access369,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.