Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2917
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Gilberto Ferreira da | - |
dc.contributor.author | Wives, Leandro Krug | - |
dc.contributor.author | Machado, Juliana Aquino | - |
dc.contributor.author | Machado, Giovanni Bohm | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-19T00:26:56Z | - |
dc.date.available | 2022-05-19T00:26:56Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, G. B. et al. O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, RJ, v. 26, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/i/2021.v26/. Acesso em: 04 maio 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2917 | - |
dc.description.abstract | A formação docente é um processo que ocorre durante toda a vida e inclui as experiências de aprendizagem profissional que contribuem para a qualidade da educação. A formação continuada de professores, contemplando processos autoformativos e colaborativos, encontra nos recursos tecnológicos meios que agregam possibilidades, tanto nos aspectos individuais quanto nos coletivos. Este estudo buscou identificar um perfil docente com foco na utilização de dispositivos digitais para o exercício de suas funções e aprimoramento das práticas pedagógicas. Para isso, foi aplicado um questionário para professores de uma rede municipal da região metropolitana de Porto Alegre. Dessa maneira, identificou-se o uso de tecnologias como possibilidade efetiva de romper com a solidão pedagógica por intermédio da criação de espaços de interação. O estudo aponta, ainda, a necessidade de estratégias formativas comporem políticas de formação docente, sendo acompanhadas de forma planejada. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Brasileira de Educação | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
dc.subject | Autoformação | pt_BR |
dc.subject | Trabalho colaborativo | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
dc.title | O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
gfsilva.pdf | Open Access | 369,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.